domingo, 7 de junho de 2009


Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida,

aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive,

sem ter consciência de que é dono do seu destino;

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui;

Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio,de fome, de miséria.

E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores;

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês;

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia;

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

Diabético é quem não consegue ser doce;

Anão quem não sabe deixar o amor crescer.

E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável,

pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Os Gansos Selvagens" By: José Roberto Tavares Lima!

Quando os gansos selvagens voam em formação "V"
Eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem sozinhos.
Eles trabalham em Equipe.
Quando o ganso que estiver no ápice do "V" se cansaele passa para trás da formação e outro se adianta para assumir a ponta.
Eles partilham a Liderança.
Quando algum ganso diminui a velocidadeos que vão atrás grasnam encorajando os que estão à frente.
Eles são Amigos.
Quando um deles, por doença ou fraqueza, sai de formação
outro, no mínimo, se junta a ele, passando a ajudá-lo e protegê-lo.
Eles são Solidários.
Sendo parte de uma equipe nós podemos produzir muito mais e mais rapidamente.
A qualquer instante também podemos estar sendo indicados para liderar o grupo.
Palavras de encorajamento e apoio inspiram e energizam aqueles que estão na linha de frente,ajudando-os a se manter no comandomesmo com as pressões e o cansaço do dia-a-dia.
E, finalmente,mostrar compaixão e carinho afetivo por nossos semelhantesé uma virtude que devemos cultivar em nossos corações.
Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando, lembre-se
É uma recompensa
Um desafio
E um privilégio ser membroda maior e mais importante equipe do Universo
A HUMANIDADE !


SEJA FELIZ !

domingo, 25 de janeiro de 2009

Trabalho em Equipe e não, Trabalho em Euquipe.


Por: Paulo Sérgio Buhrer


Montar uma equipe de sucesso é uma das tarefas mais difíceis, mesmo para os bons líderes. Primeiramente, porque cada membro da potencial equipe tem suas crenças, seus valores, suas motivações, seus anseios e expectativas.
Outro motivo é que na maioria das vezes, as empresas não têm à frente dessa tentativa de equipe, um líder, e sim, alguém que se assemelha a um déspota, um indivíduo que está ainda na era da teoria mecanicista do trabalho, onde o a criatividade do funcionário de nada valia.
Por esses fatores é que ocorre nas empresas o que chamamos de “ausência ou baixo comprometimento com os negócios da empresa”. Os funcionários querem fazer somente o que lhes é imediato da função, não se dedicam, não se unem, um quer prejudicar o outro e não quer tampar, no bom sentido, o “buraco” do outro. Já dizia Albert Einstem “O homem, como qualquer outro animal é por natureza indolente. Se nada o estimula, mal se dedica a pensar e se comporta guiado pelo hábito, como um autômato.”
Forte não? Mas infelizmente, é vero!
Será que não se percebe que se algum processo da empresa não está se saindo bem, não há que se encontrar culpados, mas sim, descobrir e solucionar a falha e o erro e não quem errou? Esse é o comportamento de uma equipe, e é papel do líder, imprimir na mente dos funcionários essa idéia, cultivando-lhes essa percepção.
Uma empresa é composta de várias partes, como se fosse, por exemplo, umamáquina de lavar, que é composta por várias peças que, se isoladas, se transformam em um monte de nada, mas juntas, transmudam-se para algo de valor, algo útil, algo indispensável. Ou será que a empresa sobrevive somente com uma ou duas dessas peças?
Nossa mediocridade vai tão longe ao ponto de imaginarmos que “sem mim essa empresa não é nada.” É claro que é, pode até levar um tempo para adaptação, mas todos somos substituíveis como profissionais, não como pessoa, mas como profissionais isso é inexorável.
Será que não conseguimos trabalhar em equipe ao invés de “EU QUIPE”?Por fim, é preciso, para que se possa montar uma equipe e criar funcionários que se dediquem ao máximo pela entidade, que antes seja reconhecido o valor dessas pessoas e que estas, vejam que suas expectativas mínimas quanto à empresa serão supridas. Além disso, é preciso de um líder, que honre essa nomenclatura e que inspire bons exemplos, confiança, respeito, entusiasmo e muitas outras características desse profissional.