quarta-feira, 1 de outubro de 2008

LEITURA, COSTUME IMPRETERÍVEL


A leitura deveria ser um costume imprescindível em todas as pessoas.
Desde a infância, estamos em contato com a escrita, para tanto, muitas pessoas sequer notam esse acontecimento, que por sua vez, se faz necessário para o desenvolvimento oral, social e intelectual.
Deveria também, partir dos pais ou adultos responsáveis, essa transmissão de bagagem boa, mas o que geralmente acontece, são crianças a frente, APENAS, de uma televisão, por horas;
aquela coisa de contos de fada, horas de ninar, contos da vovó, histórias em quadrinhos e sucessivamente revistas e jornais entre outros, raramente são presenciadas e muitas vezes, partindo de um trabalho forçado das escola, que outras tantas vezes, também não conseguem mais preservar esse bom costume!
Assim como tantas outras coisas, é do adulto que a criança copia, vestimentas, acessórios, costumes...mas acabamos por deixar passar despercebido, todas essas coisas. E acredite ou não, podemos dizer explícitamente, que é muito mais fácil aprender coisas 'ERRADAS', do que as possivelmente melhores para o desenvolvimento do ser humano, não é?
Sobretudo, ler nos faz viajar, entrar em cena e contracenar, imaginar coisas impossíveis, tornar possível e é da criança essa herança de sonho, mas da criança que aprende a sonhar, que a prende a se soltar, a viajar, a brincar com um livro, a conversar sozinho, a rir...rir...rir...muiiiiiiiiiiiiito. E destas pessoas que são capazes de transformar uma leitura em algo inovador e deslumbrante, nos reserva APENAS E TÃO SOMENTE...O MELHOR PRESENTE, ser um adulto criança, que transforma a infância em algo divertido e prazeroso!
Muitas vezes está em nossa mãos de EDUCADORES, esse papel de cidadania e cultura!

Nenhum comentário: