segunda-feira, 15 de setembro de 2008

DESENVOLVIMENTO METACOGNITIVO E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, segundo CÉSAR COLL

As dificuldades de aprendizagem tem sido alvo de vários estudos, e diversos conceitos e modelos explicativos.
A abordagem das habilidades cognitivos por sua vez, contribui com duas dimensões, o conhecimento sobre a própria cognição, que pressupõe a capacidade de ter consciência de um fato e compreender se são favoráveis ou não, assim como a regulação e controle das atividades que o indivíduo realiza durante sua aprendizagem.
Surge então a psicologia cognitiva, que a partir da soviética de Vygotsky, nos trouxe o conceito de internalização para se caracterizar a gênise das funções superiores, que ocorrem na aprendizagem da criança, a social e psicológica, podendo acometer em respectivas falhas.
Não podíamos descartar a mediação, importantíssima no processo de aprendizagem, conhecimentos aplicados e a motivação.
Outros estudos realizados, com crianças com problemas de aprendizagem, nos mostra, que exceto os deficientes mentais, que apresentam deficiências em áreas específicas, os demais, muitas vezes são mais prejudicados, por uma falta de conscientização às tarefas e estratégias por exemplo.
Para tanto, a intervenção, o preparo e a conscientização dos profissionais da área, se faz de suma importância, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem.

Nenhum comentário: